O que é VSync? Quando usar e como ativar o V-sync?

Entenda o que é a sincronização vertical dos monitores com a placa de vídeo e Quando usar o V-sync e como Ativá-lo

O que é VSync? Quando usar e como ativar o V-sync?

Vsync – Foto Reprodução: Youtube

O que é VSync? Quando usar e como ativar o V-sync?

Primeiro de tudo precisamos esclarecer algumas coisas. A placa de vídeo é o componente do computador que é responsável por renderizar o jogo, ou seja, criar as imagens que a gente vê. Ela consegue gerar uma certa quantidade de imagens por segundo, que são os famosos FPS, que significa Frames per Second ou Quadros por Segundo.

O monitor por outro lado é o responsável por mostrar na tela essas imagens que a GPU gerou. Sendo assim, cada monitor tem o que é chamado de Refresh Rate ou Taxa de Atualização, que é basicamente o número de quadros que ele consegue mostrar por segundo.

Então com esses dois conceitos em mente, vamos ver um pouco mais a fundo como a placa de vídeo envia os quadros para o monitor. Toda placa de vídeo tem um componente chamado Framebuffer que é um tipo de memória especial, e essa memória é responsável por armazenar os quadros renderizados que vão ser mandados para o monitor. Normalmente esses quadros são armazenados em dupla: enquanto um é processado, o outro é enviado.

Beleza, mas qual é o problema? O problema surge quando você tem uma placa de vídeo que consegue gerar muito mais quadros do que seu monitor consegue exibir. Se o seu FPS é mais alto que a Taxa de Atualização do monitor, então você poderá ser vítima do Screen Tearing, que são quebras nas imagens exibidas.

O que é VSync?

O VSync é uma abreviação para Vertical Synchronization ou Sincronização Vertical, em português. É basicamente um método computacional para sincronizar a placa de vídeo com o dispositivo de exibição. Quando ativado, ele força a GPU a produzir uma quantidade de quadros por segundo igual a um fator da taxa de atualização do monitor porque ele faz com que o monitor envie um sinal pedindo à placa de vídeo um novo quadro para exibir.

E apesar de parecer simples, o VSync de fato é efetivo! Sua utilização elimina completamente o Tearing, uma vez que a GPU será forçada a aguardar o monitor reproduzir o buffer antes de poder renderizar um novo quadro, impossibilitando sua sobreposição.

Quando usar o V-sync?

VSync só ajuda com a separação da tela e só faz isso limitando o FPS quando necessário. Dessa forma, se o seu monitor não consegue acompanhar o FPS de um jogo específico, o VSync pode fazer uma grande diferença. No entanto, o VSync não pode melhorar sua resolução, cores ou níveis de brilho, como HDR.

Habilitar e desabilitar a sincronização vertical

Sincronização vertical (VSync) ajuda a criar estabilidade ao sincronizar a velocidade de fotogramas da imagem do seu jogo ou da aplicação com a taxa de atualização do monitor. Se não estiverem sincronizadas, poderá existir uma quebra no ecrã, um efeito que faz com que a imagem pareça apresentar falhas ou pareça duplicada horizontalmente ao longo do monitor.

Quando a VSync está ativada, você obtém quadros perfeitamente alinhados, sem falhas. Quando a VSync está desativada, os Quadros por segundo (FPS) são virtualmente ilimitados, mas, dependendo da sua configuração, é mais provável que existam quebras no monitor, instabilidade ou irregularidades.

Como faço para ativar o Vsync?

  1. Clique no botão Iniciar ou no ícone do Windows.
  2. Digite painel de controle da NVIDIA na barra de pesquisa.
  3. Aperte Enter no seu teclado.
  4. Clique em Gerenciar as configurações em 3D.
  5. Sob a seção Eu quero usar as seguintes configurações de 3D, role até encontrar a opção Sincronização vertical.

Para ativar o Vsync no jogo, você pode acessar Configurações –> Vídeo –> Qualidade de Gráficos e configurar o Vsync como LIG.

Gostou do Tutorial? Comente e aproveite para curtir nossa página no Facebook: GTA RP Brasil.

O que é VSync? Quando usar e como ativar o V-sync?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *