Como criar um servidor de GTA RP

GTA RP: Aprenda a Como criar um servidor de GTA RP com Jon Vlogs

Como criar um servidor de GTA RP

Como criar um servidor de GTA RP – Foto Reprodução: GTA RP Brasil

Como criar um servidor de GTA RP

GTA RP (Roleplay) cresceu muito nos últimos anos e tornou-se uma válvula de escape para as pessoas durante o período de pandemia, que durante muito tempo manteve as pessoas isoladas em casa. Jon Vlogs, influenciador do Fluxo, conversou com o The Enemy e detalhou o que é necessário para criar do zero o seu próprio servidor.

Durante a conversa, Jon ainda falou sobre o crescimento do cenário de GTA RP, o que é preciso para ter um servidor de sucesso, o que faz um servidor bom ou ruim e o que pode levar o modo de jogo a “acabar” um dia.

Streamers GTA Roleplay

Diversos influenciadores, streamers e personalidades do cenário de games e esports abraçaram o GTA RP – que nada mais é do que um mod de Grand Theft Auto 5 que entrega aos jogadores um mundo online onde eles interpretam personagens e vivem como na vida real – e engajaram em servidores como o Cidade Alta, que no último ano promoveu eventos como Carnaval e até uma parada LGBTQIA+, além do Baguncinha, evento presencial que aconteceu na Arena LOUD, algo inédito na cena do RP.

Monobloco invadiu o Cidade Alta no início do ano

Monobloco invadiu o Cidade Alta no início do ano – Foto Reprodução: Outplay

O boom do GTA RP uniu diversas cenas e levou grandes nomes, como o Fluxo, organização de Nobru e Cerol, à criação de um servidor. O Complexo, que logo no lançamento recebeu um show ao vivo de MC Poze do Rodo, em pouco tempo figura-se como um dos principais servidores ao lado de Cidade Alta, BahamasCidade dos Anjos, entre outros.

Mas o que é preciso para criar um servidor de GTA Roleplay? Jon conta que, para criar o seu próprio servidor, “você precisa de duas equipes, uma para cuidar da parte de desenvolvimento e outra para lidar com a parte administrativa“, uma vez que o desenvolvimento depende de programadores, designers e modeladores 3D, responsáveis por criar a magia por trás do GTA RP.


Desenvolvendo o seu servidor de GTA RP

O processo de desenvolvimento é “muito complexo e depende da proposta de cada servidor”, comenta Jon Vlogs, que traçou um passo a passo, resumindo bem o caminho para colocar um servidor de pé.

  • Escolher em qual plataforma você vai fazer seu servidor, FiveM – usado pelos desenvolvedores do Complexo, Cidade Alta, etc. – ou RageMP.
  • Pensar qual a proposta do seu servidor – entretenimento, competitivo, “novela”, etc – e trabalhar muito bem em cima dela.
  • Passar essa ideia para a equipe de desenvolvimento começar a parte de programação, enquanto a de designers faz as alterações visuais e modificações gráficas.
  • Enquanto isso, a equipe administrativa começa a desenvolver as regras do servidor, lembrando que tudo isso varia de acordo com a proposta que você escolheu para o seu servidor. Se será algo mais de economia fácil, se será algo mais difícil e realista, com uma economia mais difícil e sistema de fome e sede. Se vai ser aberto 100% ao público ou para convidados.
  • Depois de tudo pronto, tanto a parte técnica quanto a parte administrativa, você precisa contratar uma empresa para hospedar seu servidor. E essa é uma parte complicada no Brasil, hoje são no máximo três empresas que oferecem um serviço de qualidade, e dessas três, só duas têm preços competitivos.

Jon reforça que é preciso contratar uma boa empresa para hospedar o servidor, o que é primordial para mantê-lo online 24 horas por dia. Da mesma maneira que a qualidade dos programadores por trás do servidor, a hospedagem também é importante para garantir o maior número de pessoas simultâneas frequentando o espaço virtual.

Como criar um servidor de GTA RP


Limites de Pessoas

Hoje, o Complexo tem um limite máximo de 1.024 pessoas online simultaneamente no FiveM, um número que, segundo Jon, é preciso “muito investimento técnico e financeiro” para alcançá-lo.

Por último, porém não menos importante, a dica de Jon Vlogs é: se arrisque e tenha um diferencial.

Hoje em dia quase todos os servidores que lançam são muito parecidos, pra não dizer iguais. Você tem que pensar além, inovar para chamar atenção do público. Se você fizer igual aos outros, não tem motivo pro público migrar para o seu.

Como criar um servidor de GTA RP


Os bastidores por trás de um bom servidor de GTA RP

Há inúmeros servidores disponíveis para se aproveitar a experiência do GTA RP, mas uns são mais populares do que outros. Jon afirma que o que faz um servidor popular é basicamente a presença de influenciadores, uma vez que o público quer jogar com os streamers.

Traçando um paralelo com o esporte tradicional, “é como se você conseguisse jogar uma partida de futebol com o seu ídolo. Você vai poder jogar com o seu streamer favorito, interagir com o personagem dele, e isso acaba sendo o mais atrativo para o grande público.”

O que um servidor precisa para ser um Servidor de Sucesso?

Jon acompanhando o show do MC Poze na abertura do Complexo

Jon acompanhando o show do MC Poze na abertura do Complexo – Foto Reprodução: YouTube/Jon Vlogs

Jon Vlogs acredita que para um servidor ser bom e divertido para o público que o frequenta, ele precisa ter seus objetivos bem explícitos.

Você precisa deixar os jogadores cientes de qual é o modelo do seu servidor, se é um servidor mais livre, mais divertido, você deixa os jogadores livres para usar a criatividade, livres para se divertir. Ou se você quer um servidor mais regrado, o que gera um servidor mais ‘engessado’, onde você não tem tanta liberdade criativa e precisa seguir tantas regras que quase nunca está de fato se divertindo.

Escolha uma Equipe Confiável e Responsável

Além disso, na hora de selecionar a equipe que administrará o servidor, é importante ter pessoas que se comunicam bem com a comunidade, uma vez que dar ouvidos e atenção ao público é crucial para ter um servidor de sucesso.

Para Jon, o que pode levar um servidor ao fracasso, além da falta de dinheiro para bancar os custos do projeto, é deixar de ouvir e se comunicar com a sua comunidade. “O servidor se adapta a comunidade, assim como a comunidade se adapta ao servidor”, comenta.

Regras também são importantes para o Roleplay acontecer. Independente do servidor, algumas práticas como fugir do personagem e levar informações externas para o jogo – “metagaming” no vocabulário dos jogadores – são proibidas no geral.

Jon reforça que cada servidor tem suas próprias regras, passíveis a punições, que vão de advertências a banimentos. Referindo-se ao Complexo, ele diz que o servidor tem poucas regras, mas que a maioria vai de encontro ao bom senso.

Fluxo no Complexo

Fluxo no Complexo – Foto Reprodução: Complexo

O foco do servidor é a diversão, então a principal regra é que tem que ser divertido. Mas divertido para todos, não só para você.

Hype com prazo de validade?

Do ponto de vista do Jon, o GTA Roleplay só “acaba” se a desenvolvedora proibir de vez as modificações no GTA.

Em contrapartida, o influenciador acredita que o cenário de RP pode crescer muito mais, principalmente porque, atualmente, grandes organizações investem em servidores que são um sucesso entre a comunidade: “Isso tudo traz novos usos para o jogo e ajuda a crescer ainda mais a popularidade dele como um todo.

Agora que você já sabe Como criar um servidor de GTA RP conta para gente o que achou da matéria aqui nos comentários.

Como criar um servidor de GTA RP

1 Comment

Add a Comment
  1. Jogo muito legal eu gosto demais❤❤❤
    .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *